Toggle navigation
Inicio
Desafios
Notícias
Contatos
O Projeto
Entrar
Registar
OpenTech.INOV
O projeto OpenTech_INOV, coordenado pelo CATIM e aprovado no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte (NORTE2020), visa o aproveitamento e difusão de competências internas, tendo como principal objetivo a transferência de conhecimento científico e tecnológico dirigido às PME´s, associado a determinadas ferramentas de engenharia disponíveis em open-source (Software de Computer Assisted Design (CAD) e Computer Aided Engineering (CAE) ) associados a ambientes de High Performance Computing (HPC), bem como ligações ao conceito de Open Innovation, no intuito de estimular a introdução de melhorias nos processos de negócio, o desenvolvimento de novos produtos, melhoramento dos já existentes e adoção de novos procedimentos de I&D+i, contribuindo desta forma para uma convergência das empresas nacionais à digitalização da Indústria e o alinhamento com a iniciativa Industria 4.0.
Os objetivos traçados para o projeto OpenTech_INOV foram:
Promover e facilitar o acesso das empresas a ferramentas avançadas de modelação, simulação numérica e representação em formato digital (CAD e CAE). Importa não só transmitir às empresas as vantagens competitivas que poderão alcançar com a introdução destas tecnologias (desenho mais eficiente dos produtos, maior capacidade de análise de dados, introdução de melhorias ao nível dos processos de fabrico, entre outras), como também disponibilizar as mesmas, em open-source. A introdução destas tecnologias permitirá obter ganhos ao nível da redução do tempo, do esforço e dos custos necessários para lançar novos produtos no mercado, ao mesmo tempo que se melhoram as capacidades em I&D+i.
Difundir e promover o conceito Open Innovation, como uma estratégia de inovação que se baseia na criação de uma rede de contactos, impulsionando as empresas numa dinâmica de inovação constante para melhorar a eficiência e o desenvolvimento de novos produtos, ultrapassar obstáculos técnicos e tecnológicos, e desta forma estimular a sua competitividade. Neste sentindo, importa difundir as vantagens competitivas para as empresas ao integrarem redes de colaboração com vários e diferenciados agentes (investigadores, empresas, instituições, clientes, fornecedores), permitindo utilizar e comercializar as suas próprias tecnologias e inovações, mas também licenciar a sua tecnologia a terceiros ou ainda capitalizar inovações geradas externamente. Deste modo, é possível aproveitar I&D de terceiros e redirecionar os recursos internos para a triagem e implementação dos conceitos. Ainda durante a execução do presente projeto prevê-se a disponibilização, em open-source, de uma plataforma de Open Innovation, permitindo exemplificar o funcionamento destas redes de partilha de conhecimento científico e tecnológico.
Este projeto pretende assim contribuir decisivamente para o fomentar e apoiar o desenvolvimento de processos de inovação nas empresas da Região, através da elucidação, difusão de determinados conceitos, tecnologias e ferramentas no sentido de simplificar e agilizar a gestão do processo de inovação, incitando ao aumento da competitividade e sustentabilidade das empresas do setor metalúrgico e metalomecânica da Região.